Páginas

Marcadores

terça-feira, 26 de abril de 2011

A importância do rádio na era Vargas

Quando Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, as rádios não possuíam autorização oficial para veiculação de publicidade, que só viria a ser estabelecida em 1932, em substituição aos Decretos de 1924 e 1931.

Desta forma o Brasil passou a adotar o modelo norte-americano de radiodifusão e passava a distribuir concessões de canais a particulares e permitindo oficialmente a exploração comercial do veículo.

Desde o início do rádio brasileiro, além da política, o esporte também teve espaço, e no ano de 1932, Nicolau Tuma narrou a primeira partida de futebol pelo rádio e, em 1938, Gagliano Neto transmitiu do exterior a Copa do mundo realizada na França.

O governo Vargas tinha, portanto, uma visão mais clara a respeito da importância dos meios de comunicação para o apoio e a divulgação de seus feitos. Assim ao mesmo tempo que incentivava a profissão jornalística através da legalização das conquistas e a evolução da categoria, utilizava-se do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) para restringir e censurar o que não fosse de interesse do governo em matéria de divulgação.

2 comentários: